quinta-feira, 16 de outubro de 2014

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO GOIÂNIA 2015


No dia 28 de outubro de 1892, Emile Reynaud realizou a projeção inaugural do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, registrando na história do cinema a data da primeira exibição pública de imagens animadas no mundo. Em 2002, para comemorar este dia, a ASIFA - Associação Internacional do Filme de Animação, lançou o Dia Internacional da Animação (DIA). Atualmente, o evento é comemorado simultaneamente em mais de 30 países e em pelo menos 200 cidades no Brasil, onde é organizado há 11 anos pela ABCA – Associação Brasileira do Cinema de Animação. Em Goiânia, o DIA é celebrado com a coordenação dos produtores Márcia Deretti, Coelho Nunes e Márcio Jr. Todo dia 28 de outubro, mostras de animações internacionais, nacionais e goianas (em variadas técnicas e estilos), atividades de formação e debates entre realizadores são oferecidos gratuitamente desde 2007.


O DIA Goiânia 2015 terá sua programação dividida em duas etapas. A primeira acontece nos dias 27 a 29 de outubro no Cine Cultura, sendo o primeiro dia dedicado ao público infantil das escolas públicas, com sessões às 10h e às 15h. Nos dias 28 e 29 a programação começa a partir das 19h, com mostras de filmes de animação nacional, internacional e regional e debates entres os realizadores. A segunda etapa, ainda sem data marcada, acontecerá no Cine Cultura, no Museu da Imagem e do Som (MIS) e na Escola Goiana de Desenho Animado. A programação prevê oficinas gratuitas de Stop Motion e Storyboard profissional para animação, o lançamento do livro “Maldita Animação Brasileira”, de Sávio Leite, exposição de artes originais oriundas do processo da produção de filmes em animação e a mostra o Melhor da MUMIA (Mostra Udigrudi Mundial de Animação). Além disso, em parceria com a ADVEG – Associação de Deficientes Visuais do Estado de Goiás - concretizaremos uma mostra especial com audiodescrição voltada para os portadores de deficiência visual.

O principal objetivo desta iniciativa é difundir gratuitamente o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso democrático a essa arte cinematográfica. A cada ano, o DIA vem ganhando novos adeptos e se firmando dentro do calendário cultural do estado de Goiás como o único acontecimento totalmente dedicado ao cinema de animação. Em outubro de 2015, alcançamos a 9ª edição do evento em Goiânia, que este ano conta com o apoio da Lei Municipal de Incentivo. Confira a programação das mostras AQUI e seja bem-vindo ao DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO 2015 – que em Goiás é muito mais que um simples dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário