terça-feira, 18 de outubro de 2016

SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO 2016



10º Dia Internacional de Animação
Evento acontece nos dias 26, 27 e 28 de outubro, no Cine Cultura, em Goiânia

O Cine Cultura e a Escola Goiana de Desenho Animado (EGDA) promovem comemoração ao Dia Internacional de Animação em Goiânia. A 10ª edição do evento ocorre nos dias 26, 27 e 28 de outubro, no Cine Cultura e MIS – Centro Cultural Marieta Telles Machado. A entrada é gratuita.

A data, promovida nacionalmente pela Associação Brasileira de Cinema de Animações (ABCA), é comemorada simultaneamente em mais de 200 cidades brasileiras. Em Goiânia, a responsabilidade é da Escola Goiana de Desenho Animado e Na Toca Filmes. O evento é realizado com o patrocínio da Rodonaves Transporte e Drogaria Med Comerce via Lei Goyazes, a lei estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Goiás. O intuito do evento é reafirmar o compromisso com a difusão do cinema de animação no país e em cada uma de suas regiões.

Na noite de abertura do evento, no dia 26, o público poderá curtir a homenagem a um dos principais diretores de animação autoral do país, Otto Guerra. A noite será composta pela exibição de dois curtas e um longa-metragem e, ao final, um bate-papo descontraído com o diretor gaúcho. A trilha sonora das animações também é celebrada durante a programação, com o lançamento do disco Cine(stesia), produzido pelo músico e produtor musical goiano Dênio de Paula. A obra reúne faixas de trilhas compostas pelo músico presentes em consagradas animações, filmes e documentários.

Durante os três dias de evento, as mostras infantis recebem a visita de crianças de 6 a 10 anos da rede pública de ensino. A programação também conta com a exibição de mostras internacionais, nacionais e conteúdos regionais. O evento acredita que a arte é para todos, por isso, inclui eventos com acessibilidade em suas atividades. Neste ano, serão exibidos seis curtas com audiodescrição para deficientes visuais. E, para quem curte animações de terror, ficção cientifica e fantasia, a mostra DIA Fantástico apresenta uma seleção emocionante de curtas.

As oficinas gratuitas de animação, realizadas em novembro, com os ilustradores Fábio Zimbres e Rosana Urbes, também integram as comemorações da data em Goiânia.


Otto Guerra – Chutando o balde há 38 anos

A abertura do 10ª Dia Internacional de Animação em Goiânia presta homenagem a Otto Guerra, um dos grandes nomes da animação autoral do país. O diretor gaúcho é fundador do estúdio Otto Desenhos Animados, empresa responsável pela produção de mais de 500 filmes de publicidade, curtas e longas. Otto Guerra tem uma carreira diversificada, com produções de filmes publicitários e comédias autorais. O seu curta-metragem de estreia foi O natal do burrinho (1984), vencedor do prêmio de melhor curta gaúcho no Festival de Gramado no mesmo ano.

A mostra selecionou três produções do gaúcho para apresentar na noite de abertura, às 19h30, no Cine Cultura. O curta Novela (1992) é uma sátira sobre as histórias contadas nos horários nobres da televisão brasileira. A animação Cavalheiro Jorge (2000) conta a história do cavaleiro antes de virar um santo. O longa-metragem Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll (2006) retrata a história de jovens da geração de setenta, que hoje enfrentam as dificuldades da vida adulta, e decidem ressuscitar a velha banda de rock’n’roll formada há trinta anos atrás. Após as exibições, o cineasta vai participar de um bate-papo animado com a plateia.

Mostra infantil – Animação para os pequenos

A Mostra Infantil acontece nos dias 26, 27 e 28 de outubro, com exibições às 10 horas. A mostra é exclusiva para crianças de 6 a 10 anos das escolas da rede pública de ensino e conta com nove curtas dedicados a temática infantil. São eles: Salu e o Cavalo Marinho (2014) – Direção: Cecília da Fonte, Dinossauro Rex (2014) – Direção: Alunos da Escola Mariano Ferreira de Nazareth, Contos Incontados: Brancos de Neve (2014) – Fernando Ferreira Garróz, O Diário de Mika (2015) – Elizabeth Mendes, Virando Gente (2014) – Analúcia Godoi, Contos Incontados Aladim e a Lâmpada Maravilhosa (2014) – Fernando Ferreira Garróz, Aquitã – O Indiozinho (2015) – Frata Soares, Por que eu nasci dessa cor? (2013) – Direção: Fabiano Bomfim e Marcela Werkema e Lipe, Vovô e o Monstro (2016) – Felippe Steffens e Carlos Mateus.

Além de incentivar o imaginário infantil, as histórias também buscam conscientizar sobre questões sociais importantes nos dias atuais.

Animação para todos – Acessibilidade

 A arte da animação deve atingir a todos. Pensando nisso, o evento promove várias formas de inclusão da sociedade durante a programação. Além de poder desfrutar gratuitamente de uma ótima seleção de curtas do mundo inteiro, o Dia da Animação também oferece a mostra com audiodescrição. O recurso possibilita que pessoas com deficiência visual assistam e entendam melhor aos filmes. A descrição esclarece sobre o que está em cena e ajuda a transmitir traços de subjetividade na obra. A mostra será apresentada no dia 27 de outubro, a partir das 19 horas.

Serão apresentadas as obras: O Átomo Brincalhão (1961) – Direção: Roberto Miller, Ed (2013) – Direção: Gabriel Garcia, Occupation: Animator (2013) – Direção: Bruna Berford, Castillo Y El Armado (2014) – Direção: Pedro Harres, Los Rosales (2014) – Direção: Daniel Ferreira e Faroeste: Um Autêntico Western (2013) – Direção: Wesley Rodrigues.


Mostra DIA Fantástico – Aquecimento para mostra TRASH

A programação Dia Internacional da Animação também inclui a mostra DIA Fantástico, que ocorre no dia 27 de outubro, a partir das 20 horas. As animações selecionadas se enquadram no gênero terror, ficção científica e fantasia. A exibição é uma prévia de filmes em animação da TRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico, que acontece de 7 a 11 de dezembro, no Cine Cultura.

As obras escolhidas foram: Dead Friends (2015) – Direção: Changsik Lee, Diablada (2016) – Direção: Thomas Lemoine, Dear John (2016) – Direção: Péter Vácz, Juliette – Lora D’Addazio Mathilde Rémy, Parque Pesadelo (2015) – Direção: Aly Muritiba, The Water Giant (2016) – Direção: Wei-Yuan Chen, Adele Shadow of a Dream (2016) – Direção: Bruno Higuera e Reality is not impossible (2016) – Direção: Birgit Scholin.

Trilha sonora – A alma das animações

            O músico goiano e produtor musical Dênio de Paula realiza lançamento do CD Cine(stesia). Dênio é um nome de peso na cena local, premiado pela trilha sonora de inúmeras animações e publicidades, e escolheu as comemorações do Dia Internacional de Animação para lançar seu novo projeto musical.

O músico destaca a importância de eventos como o DIA para incentivar a cultura e os profissionais na área. “O cenário da animação passou por um crescente aumento nos dias atuais, não só no quesito quantidade, mas também na qualidade dos projetos apresentados. Podemos apresentar nossas produções no mundo inteiro”, diz. Para o músico, as comemorações do DIA abrem oportunidades para divulgação de projetos na área.
Cine(stesia) é uma compilação de premiadas trilhas sonoras produzidas pelo músico para animações. A obra é composta por faixas musicais feitas para as animações: Faroeste – Um Autêntico Western (2013) – Direção: Wesley Rodrigues, O Ogro (2011) – Direção: Márcia Deretti e Márcio Júnior, Rapsódia do Absurdo (2007) – Direção: Cláudia Nunes, Viagem na Chuva (2014) – Direção: Wesley Rodrigues, Lápis sem cor (2015) – Direção: Iuri Moreno, dentre outros.


Mostra regional – Talentos do Estado reconhecidos

A 7ª Mostra de Animações Regionais do Dia Internacional da Animação de Goiânia acontece no dia 28 de outubro, a partir das 19 horas. O público poderá conferir gratuitamente as obras criadas por diretores do Estado. A mostra conta com os curtas: Lenhador (2015) – Direção: Fábio Teófilo, Meninos Verdes (2016) – Direção: Rosa Berardo, A Noiva do Coelhinho (2016) – Direção: Rafael Franco, Vida de Boneco (2016) – Direção: Flávio Gomes e Josh Journey (2016) – Direção: Iuri Araújo. Os curtas serão exibidos em Goiânia e outras dez cidades do Estado.

Mostra nacional – O Brasil bem representado

A mostra nacional acontece no dia 28 de outubro, a partir das 19 horas, no Cine Cultura. O Estado está bem representado na mostra com o curta Viagem na Chuva (2014), dirigido por Wesley Rodrigues. A história mostra a chuva como um circo, que percorre um longo caminho até encontrar o seu lugar de destino. E, quando partem de um local para o outro, deixam muitas lembranças.

Além do curta dirigido pelo goiano, a mostra conta com as produções de outros talentos brasileiros: Noturno (1986) – Direção: Aída Queiroz, O Quebra Cabeça de Tarik (2015) – Direção: Maria Leite, Inglourious Billiards (2016) – Direção: João Cardoletto, Ciúme (2015) – Direção: Daniel Bruson e Até a China (2015) – Direção: Marão.

Mostra internacional – De olho nas produções estrangeiras

Os curtas internacionais serão apresentados no dia 28 de outubro, no Cine Cultura, a partir das 19 horas. A seleção de curtas conta com representantes de sete países e abrangem diversos temas do cotidiano atual. Os títulos escolhidos são: Milk of Amnesia (1992) – Direção: Jeff Scher, Vicenta (2014) – Direção: Carla Valência, When I was a Child (2014) – Direção: Maryam Kashkoolina, La Testa Tra Le Nuvole (2014) – Direção: Roberto Catani, Endgame (2015) – Direção: Phil Mulloy, I Love Holligans (2013) – Direção: Jan-Dick Bouw e Five Minute Museum (2015) – Direção: Paul Bush.


Oficinas – Transmitindo conhecimentos

O Dia Internacional de Animação em Goiânia visa promover a arte da animação e impulsionar os trabalhos dos profissionais da área. Por isso, a programação conta com oficinas gratuitas de Direção de arte e Storyboard e de Processos em Animação.

A oficina de Direção de arte e Storyboard será realizada pelo ilustrador Fábio Zimbres. O diretor de arte já participou da produção de várias animações premiadas, dentre elas: Nave-Mãe (2004), vencedora na categoria de Melhor Curta de Animação no Prêmio TAM de Cinema Brasileiro em 2005. Fábio também integrou a produção de Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo (2011), premiado como Melhor Curta Brasileiro na Janela Internacional de Cinema de Recife e Festival de Gramado em 2011. A oficina será realizada nos dias 5 e 6 de novembro, das 14 às 19 horas, na Escola Goiana de Desenho Animado.

A oficina de Processos em Animação será realizada pela ilustradora Rosana Urbes. A animadora trabalhou por oito anos nos estúdios Disney, participando das famosas produções de Mulan, Tarzan, A nova onda do Imperador e Lilo&Stitch, dentre muitos outros. No Brasil, a ilustradora fundou a RR Animation Films. Rosana estreou como diretora no curta Anima Mundi (2014), vencedor dos prêmios de Melhor Filme e de Crítica Internacional no Festival Annecy, em 2015. A oficina com a ilustradora será realizada no dia 9 de novembro, das 19 às 22 horas, na Escola Goiana de Desenho Animado.


As inscrições podem ser feitas de 15 a 31 de outubro pelo site (www.escolagoianadedesenhoanimado.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário