quinta-feira, 3 de junho de 2021

OFICINAS GRATUITAS 14º DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO


OFICINA ONLINE DE ANIMAÇÃO STOP MOTION - EXPERIMENTAÇÃO E LOOP COM GIULIANA DANZA



Data: 26 e 27 DE JUNHO
Horário: 9h às 12h e das 15h às 18h
Vagas: 20 (as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição)
Inscrição: diadaanimacaogoiania.blogspot.com / Sympla (selecionar ingresso gratuito)
Pré-requisito: idade a partir de 14 anos

MINISTRANTE: GIULIANA DANZA



Giuliana Danza é diretora, roteirista e animadora, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua há 10 anos no mercado do stop motion, realizando animações autorais e trabalhos afins para renomados profissionais da área. Já ministrou oficinas em diversos festivais brasileiros e internacionais, incluindo o primeiro curso de stop motion da América Latina, só para mulheres.

Na oficina “Animação Stop Motion – Experimentação e Loop”, a diretora Giuliana Danza vai ensinar o básico da técnica quadro a quadro, para curiosos e iniciantes na arte. O objetivo é criar loops com materiais diversos, de maneira simples e com exercícios básicos de cor, substituição e deslocamento. Parte da carga horária é para a prática de exercícios que cada aluno será desafiado a fazer em casa para posterior visionamento em aula.

INSTRUÇÃO PARA PARTICIPANTES:

As atividades requerem uma estrutura mínima, que qualquer um pode ter em casa, pois haverá prática. Sendo assim, cada participante deve ter: celular com o aplicativo Stop Motion Studio (versão gratuita), tripé ou qualquer apoio para o celular ficar fixo, luminária, objetos pequenos que ache interessante ou colecionáveis, massa de modelar (base de cera), papéis, revistas ou livros.

OFICINA ONLINE DE STORYBOARD PROFISSIONAL PARA ANIMAÇÃO



Data: 25 A 28 DE JUNHO
Horário: 19h às 22h
Vagas: 20 (as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição)
Inscrição: diadaanimacaogoiania.blogspot.com / Sympla (selecionar ingresso gratuito)
Pré-requisito: idade a partir de 14 anos

MINISTRANTE EMERSON RODRIGUES



Diretor de Animação, Professor e Desenhista. Cofundador do estúdio de animação Buraco de Bala, em Brasília-DF, onde trabalhou com direção de animação, por mais de 15 anos. Responsável por projetos desenvolvidos para Nike, Mc'Donalds, MTv, Vhl, Red Bull, WWF e muitos outros. Cursou Design Industrial na UnB, participou de especializações na Concept Design Academy (California) e na renomada escola de animação francesa Gobelins, L'école de l'image. Desde 2013, ministra aulas de animação em 2D, pela Escola Goiana de Desenho Animado Em 2014, esteve entre os 15 animadores selecionados para o projeto SEA - Concept Development Master Class, que reuniu novos talentos da animação mundial na Dinamarca, sede do The Animation Workshop. Em 2017 concebeu o Mão de Macaco, estúdio autoral para projetos desenhados, onde realizou sua primeira HQ (Cidade Buraco: edições Volume1, Livro I e Hole City:Book1) e produziu os curta-metragens em animação 2D, Brazil e 31 de Março:Brazil. Atualmente está a frente das criações do Macaco Hábil, como sócio e diretor, de onde vem desenvolvendo a série de animação infantil e curta-metragem Micronauta.

Ementa:

Dia 01
Apresentação teórica e demonstrativa dos conceitos básicos de linguagem cinematográfica. Função da câmera como instrumento narrativo, recursos técnicos, principais enquadramentos, movimentos, quebra de eixo, direção de tela, área de segurança, otimização de recursos, soluções e erros mais comuns.

Dia 02
Abordagem de um trecho de roteiro pelos participantes através de um exercício prático, criando o storyboard de uma sequência inteira desenhando sobre papel. Desenho, composição, stage dos personagens, decupagem de câmera e da atuação.

Dia 03
exemplos de storyboards e do video final, analise detalhada dos storyboards feito pelos alunos.

Dia 04
Analise de ritmo, intenção e drama. Montagem e apresentação de um animatic para entender o storyboard em movimento.













 


Nenhum comentário:

Postar um comentário