terça-feira, 29 de junho de 2021

14º Dia Internacional da Animação 2021

Mais de 50 animações regionais, nacionais e internacionais serão exibidas de forma online e gratuita no 14º Dia Internacional da Animação de Goiânia

Programação, que acontece entre os dias 25 e 28 de junho, também contará com oficinas, lançamentos e debates sobre animação


O Dia Internacional da Animação de Goiânia - DIA chega à sua décima quarta edição neste ano com a exibição de 52 produções audiovisuais de várias partes do Brasil e do mundo. O evento, que será realizado entre os dias 25 e 28 de junho, tem o objetivo de celebrar e difundir, de forma gratuita, o cinema de animação, além de proporcionar o acesso democrático à essa arte cinematográfica. 


Durante os quatro dias de evento, o público poderá conferir desenhos animados regionais, nacionais e internacionais, de variadas técnicas e estilos, assim como títulos infantis e uma curadoria de filmes em animação da CRASH - Mostra Internacional de Cinema Fantástico. A programação ainda contará com oficinas e debates. Devido à pandemia, esta é a primeira vez que o DIA acontece de forma totalmente on-line. Apesar de novidade, o formato é visto com bons olhos pela produtora Márcia Deretti que, ao lado de Coelho Nunes e Márcio Júnior, comanda o evento.  


“A gente sempre realizou o DIA no cinema, com entrada franca, e tentando levar o maior número de pessoas, de forma mais abrangente possível. Mas a ideia é ampliar, cada vez mais, o debate em torno do segmento do cinema de animação e proporcionar ao público um contato mais rico com essa vertente do audiovisual, por meio de discussões que aprofundem as inúmeras possibilidades dessa abordagem. Então, essa característica online vai acabar ampliando e democratizando as atividades, já que elas não vão estar limitadas a um espaço físico e geográfico”, destaca.


Deretti reitera, ainda, que o Dia Internacional da Animação de Goiânia é uma forma de colocar a produção local em contato com a produção que acontece no resto do país e do mundo, bem como de formar novas plateias e revelar talentos. “A gente acredita que quando estamos exibindo filmes, estimulando debates, divulgando as atividades dos profissionais que estão nessa área, também estamos despertando o interesse de fazer o cinema de animação e, sobretudo, integrando e motivando o público daqui e de todo o resto do país”, salienta.


Mostras

As mostras de animações serão abertas com o filme O Retrato do Mal, que estreou recentemente no XVII FANTASPOA, o maior festival de cinema fantástico da América Latina. Produzido e dirigido por Márcio Júnior e Márcia Deretti, a animação goiana de quase dez minutos é baseada nos quadrinhos de Jayme Cortez e traz a história de Gascon, que dedicou toda a sua existência à procura da obra-prima do horror. No mesmo dia, ainda acontece a Mostra de Animações Goianas, com a exibição de oito títulos.


Já no sábado, a programação tem início com a Mostra de Animações Internacionais. Ao todo, serão exibidos 18 filmes da França, Reino Unido, Itália, Irã, Alemanha, Espanha, Índia, Austrália, Rússia, Croácia, Polônia, Argentina e Eslováquia. E, em seguida, acontece a Mostra de Animações Nacionais, que terá 10 animações dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. 


No domingo, é a vez da Mostra de Animações Infantis, que exibirá nove filmes nacionais e internacionais. Entre eles, a produção goiana As Aventuras da Investigadora Ana, dirigida por Lucas Santos Monteiro, Caio Bras Costa Brito, Felipe Neri Soares Borges Nogueira e Geovane Ferreira de Assunção. E para fechar a programação das mostras, a Mostra Fantástica Animação com a exibição de mais sete filmes da CRASH - Mostra Internacional de Cinema Fantástico, da Austrália, Hungria, Espanha, Brasil, Indonésia e França. 


Oficinas

A programação ainda contará com duas oficinas virtuais gratuitas. A primeira ensinará Storyboard Profissional para Animação e será ministrada entre os dias 25 e 28 de junho, das 19 às 22 horas, pelo diretor de animação, professor e desenhista Emerson Rodrigues. 


Nos quatro dias, os participantes apreenderão conceitos básicos da linguagem cinematográfica e criarão o storyboard de uma sequência inteira do trecho de um roteiro, com desenhos sobre o papel. Os trabalhos serão analisados por Emerson Rodrigues, que também montará e apresentará um animatic para mostrar como é o storyboard em movimento. 


Além de Design Industrial na UnB, ele participou de especializações na Concept Design Academy (California) e na renomada escola de animação francesa Gobelins, L'école de l'image e foi responsável por projetos desenvolvidos para Nike, Mc'Donalds, MTv, Vhl, Red Bull, WWF e muitos outros.  


Já a segunda acontecerá nos dias 26 e 27 de junho, das 9 às 12 e das 15 às 18 horas, e será sobre Animação Stop Motion – Experimentação e Loop. Nesses dois dias, a diretora, roteirista e animadora Giuliana Danza ensinará o básico da técnica quadro a quadro para que curiosos e iniciantes na arte consigam criar loops com materiais diversos, de maneira simples e com exercícios básicos de cor, substituição e deslocamento. 


Com 10 anos de atuação no mercado do stop motion, ela já realizou animações autorais e trabalhos afins para renomados profissionais da área, além de ter ministrado oficinas em diversos festivais brasileiros e internacionais, incluindo o primeiro curso de stop motion da América Latina, só para mulheres.


As inscrições são gratuitas e estão abertas enquanto houver vagas pelos endereços diadaanimacaogoiania.blogspot.com e www.sympla.com.br (ingresso gratuito). A oferta é de 40 vagas, igualmente divididas entre as duas oficinas, e restritas para quem tem mais de 14 anos. 


Debate, lançamento e inclusão social

Na sexta-feira (25), às 19 horas, os diretores dos filmes da Mostra Goiana de Animações ainda comandarão um bate-papo sobre o ensino da animação na Universidade Federal de Goiás. O debate será mediado pelo Prof. Dr. Flávio Gomes, que atualmente é professor efetivo do curso de Design da Faculdade de Artes Visuais da UFG e já foi coordenador de produção Audiovisual no CIAR (Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da UFG).


E para encerrar a programação do 14º Dia Internacional da Animação de Goiânia, na segunda-feira (28), às 20 horas, acontece o lançamento do livro “Nem Doeu”, a anárquica autobiografia – ou melhor dizendo, autopornografia – de Otto Guerra. A atividade será marcada por um bate-papo com o autor, que é considerado uma lenda da animação brasileira, e com o produtor cultural e também organizador do DIA, Márcio Júnior. 


No blog do evento, o público ainda pode conferir curtas animados que possuem audiodescrição (AD), um recurso de acessibilidade que consiste na tradução de imagens para que pessoas cegas ou com baixa visão consigam compreender o conteúdo dos filmes. A curadoria está sendo realizada pela própria equipe do 14º Dia Internacional de Animação de Goiânia, a partir de animações nacionais que contam com este recurso e estão disponíveis na internet. A seleção está disponível em diadaanimacaogoiania.blogspot.com. 


Sobre o Dia Internacional da Animação

O Dia Internacional da Animação de Goiânia acontece excepcionalmente em junho neste ano, mas, desde 2007, é realizado em outubro como uma extensão do Dia Internacional da Animação – DIA, criado em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação – ASIFA e realizado em mais de 30 países. No Brasil, a data foi adotada em 2004 pela Associação Brasileira de Cinema – ABCA e a mostra chega a alcançar mais de 200 cidades.


Em Goiás, o DIA é organizado e coordenado por Márcia Deretti, Márcio Júnior e Coelho Nunes por meio da MMarte Produções, produtora cultural goiana que deu à luz à Escola Goiana de Desenho Animado em 2009, e da Na Toca Produções. Conta, ainda, com apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia e apoio de empresas parceiras, como a Mandrake Comic Shop, a Hocus Pocus e o restaurante Dona Fiinha.


SERVIÇO

Dia Internacional da Animação - Filmes, oficinas, lançamento e bate papo sobre animação

Evento online e gratuito

25 a 28 de junho

Transmissão pelo canal do Youtube e site da MMarte Produções

Informações: http://diadaanimacaogoiania.blogspot.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário