terça-feira, 25 de outubro de 2022

Exibição de animações, oficinas e debates integram a programação do Dia Internacional da Animação em Goiânia



O evento será realizado nos dias 28, 29 e 31 de outubro, no Cine Cultura, na Praça Cívica. A entrada é franca

A 15ª edição do Dia Internacional da Animação – DIA começa na sexta-feira (28), a partir das 19 horas, no Cine Cultura, com exibição das mostras regional, nacional e internacional de filmes de animação. A abertura oficial do evento tem programação prevista de 2h50min e debate entre os realizadores goianos ao final da sessão, com mediação de Márcio Júnior, doutor em Arte e Cultura Visual, e um dos coordenadores do evento em Goiânia, ao lado de Márcia Deretti (ambos da Escola Goiana de Desenho Animado e da MMarte Produções) e de Coelho Nunes (Na Toca Produções).

O DIA contemplará em sua programação de quase 70 obras, a Mostra Infantil e a “Retrospectiva Diego Akel” (1999 a 2022) com a presença e apresentação do diretor, no dia 29; e “Mulheres Pioneiras da Animação Brasileira”, “Mostra Fantástica de Animação” e “Especial para pessoas com deficiência auditiva”, no dia 31. Destaque especial para a pré-estreia do primeiro longa-metragem de animação produzido em Goiás, “A Ilha dos Ilus”, de Paulo Miranda, no dia 29, às 17h30. 

Além dos filmes, o DIA contará, também, com a realização da oficina gratuita Recortes Selvagens, com o cineasta, animador e ilustrador Diego Akel (CE), nos dias 28 e 29, na Escola Goiana de Desenho Animado, para os inscritos até o dia 26 de outubro. A ficha de inscrição para participar da oficina assim como a programação completa da mostra podem ser acessadas no site  http://diadaanimacaogoiania.blogspot.com/.

Sobre o Dia Internacional da Animação

O Dia Internacional da Animação é realizado anualmente, em outubro. Foi criado em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação – ASIFA e é realizado em mais de 30 países. No Brasil, a data foi adotada em 2004 pela Associação Brasileira de Cinema – ABCA, que coordena nacionalmente o evento com a participação de mais de 200 cidades brasileiras.

Em Goiânia, o DIA é organizado e coordenado por Márcia Deretti, Márcio Júnior e Coelho Nunes por meio da MMarte Produções e  da Na Toca Produções, com apoio da Escola Goiana de Desenho Animado e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. 

SERVIÇO

15º Dia Internacional da Animação - DIA
Evento gratuito
Data: 28, 29 e 31 de outubro
Local da exibição dos filmes: Cine Cultura – Praça Cívica, nº 2, Centro – Goiânia – GO
Local da oficina: Escola Goiana de Desenho Animado – Al. Do Botafogo, nº 235, sala 02, Centro – Goiânia – GO
Mais informações: http://diadaanimacaogoiania.blogspot.com/








Nenhum comentário:

Postar um comentário