segunda-feira, 1 de julho de 2024

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Roteiro para Animação do Dia Goiânia 2023/24


























Oficina gratuita de Roteiro para Animação, com Patrícia Oriolo
26 e 27 de julho, das 14h às 18h
28 de julho, das 9h às 12h
Idade Mínima: 18 anos
Vagas: 20
Local Coletivo Centopéia 
(Av. Cora Coralina, 140 - St. Sul - Entrada na Praça Wilton Valente Chaves)

Inscrição até 20/07 no link a seguir:
https://forms.gle/RJZ9qCZ858Bfzgep6


Ementa:
A criação de projetos para animação se confunde com os de live-action, já que muitos dos elementos narrativos são usados nos dois formatos. Contudo, a animação, por sua própria natureza, se diferencia por avançar em espaços que só são possíveis na imaginação. Assim, os elementos da criação de universo, o estudo dos gêneros ficcionais, a importância da suspensão da descrença, a criação de formatos são alguns dos exemplos que na animação são mais relevantes do que na live-action. A Oficina de Roteiro para o Dia da Animação de Goiânia tem como objetivo apresentar alguns desses fundamentos que ajudam e fortalecem os processos criativos e de desenvolvimento. A oficina será composta de 03 encontros com 04 horas de duração. É direcionada para roteiristas iniciantes e pessoas interessadas em começar a se familiarizar com a linguagem do roteiro de animação. Tem como objetivo discutir os elementos fundamentais da escrita, a partir da apresentação de ferramentas de dramaturgia usados na animação, com o apoio da exibição de trechos de filmes e séries, além de exercícios de escrita. Ao término da oficina, o aluno terá ferramentas para dar início ao desenvolvimento de projetos futuros.

Programação:

Dia 01
- Apresentação da oficina 
- Introdução ao conteúdo que será apresentado
- A presentação breve dos alunos.
- Estudo das convenções dos gêneros cinematográficos 
- Apresentação dos principais gêneros e quais são os seus elementos narrativos.
- Criação de universo 
- Suspensão da descrença 
- Exercício de escrita e análise na sala de aula

Dia 02
- Diferença entre criação de projetos para série, minissérie e filme
- Estudo de formato a partir das seguintes referências: O incrível mundo de Gumball, Hora da Aventura, Vivi Viravento, Senninha na Pista Maluca, Show da Luna, Entrelinhas Pontilhadas, Ollie e Red – Crescer é uma fera.
- Estruturas narrativas – apresentação das formas possíveis de estrutura
- Recursos narrativos – o animador na sala de roteiro

Dia 03
- Criação de bíblias/projetos para apresentação/venda 
- Storyline, sinopse e argumento
- Exercício de escrita e análise na sala de aula

Patrícia Oriolo:

Roteirista para cinema, televisão e publicidade desde 91. Trabalhos em TV incluem “Supernanny”, “A Liga”, “Pesadelo na Cozinha", “MTV MIAW”, “Meus Prêmios Nick” e “Especial Fino da Bossa”. Em dramaturgia, sua primeira experiência foi na série cômica “Mothern”, do GNT, indicada ao Emmy Internacional em 2007. Estreou no cinema como roteirista e codiretora do documentário "Caminhoneiros", selecionado para a 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Roteirista-chefe da série de animação “Vivi Viravento”, com direção de Priscila Kellen e direção artística de Alê Abreu, exibida pela TV Cultura e Discovery Kids. Coordenadora do núcleo de desenvolvimento selecionado pelo PRODAV da produtora Movie & Art de São Paulo na animação “Saga Animal”, de autoria da escritora infantil, Indigo. Coordenadora de desenvolvimento da animação, “Senninha na Pista Maluca”, produção NIP Animação, Gullane Filmes e Instituto Ayrton Senna. Argumentista do longa de animação, Papaya com direção de Priscila Kellen. Consultora de roteiro no longa, Perlimps de Alê Abreu. É especialista em escrita criativa pelo Instituto Vera Cruz. Atualmente é coordenadora de desenvolvimento para ficção e não-ficção da produtora Teleimage, de São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário