sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA OFICINAS GRATUITAS DE DIREÇÃO DE ARTE E STORYBOARD



Estão abertas inscrições para oficinas de Direção de Arte e de Storyboard, atividades do Dia Internacional da Animação (DIA), cuja primeira fase foi realizada entre os dias  28 e 30 de outubro do ano passado. As inscrições são gratuitas, assim como as oficinas, e devem ser feitas pelo site www.escolagoianadedesenhoanimado.com, onde há um formulário disponível para preenchimento. As inscrições para a oficina de Direção de Arte se encerram no dia 12/3. Os selecionados serão divulgados no dia 13/3. Já para a oficina de Storyboard, as inscrições seguem até o dia 13/3 e o resultado será anunciado no dia 14/3, sempre pelo site da Escola Goiana de Desenho Animado (EGDA). As vagas são limitadas.

Encontro dos Quadrinhos: Parceria EGDA/Fnac
Com a realização da primeira oficina, a Escola Goiana de Desenho Animado (EGDA) inaugura, ainda, uma parceria com a Fnac. Todos os meses trará um grande quadrinista para um bate-papo gratuito, aberto ao público em geral, chamado de Encontro dos Quadrinhos, que será realizado nas dependências da Fnac. Os encontros com grandes profissionais do cenário nacional serão seguidos de atividades propostas pela EGDA. Quem se inscrever para a primeira oficina, sendo selecionado ou não, e comparecer ao bate-papo terá descontos especiais nos produtos da livraria. O encontro com Eloar Guazzelli na Fnac, um dos maiores especialistas brasileiros em adaptações literárias para HQs e que dará a oficina de Direção de Arte, está marcado para o dia 13/3, às 20 horas.

Sobre as oficinas
Direção de arte para animação, com Eloar Guazzelli
Inscrições: até 12 de março
Divulgação dos selecionados: 13 de março
Período de aulas:  14 e 15 de março (das 14h30 às 19h30)
Total: 10 horas
Professor: Eloar Guazzelli
Vagas por turma: 15
Valor: Gratuito
Pré-requisito: apresentação de currículo e/ou portfólio
Conteúdo: Transmitir os elementos estruturais da direção de arte no cinema, através de um  programa que articule um panorama histórico desta atividade artística e seus elementos constitutivos (tais como a composição da cena, narrativa sequencial, estilo e linguagem, estudos de luz, sombra e cor) com foco na cenografia, concepção de personagens e construção de storyboard.

Eloar Guazzelli é ilustrador, quadrinista e diretor de arte para animação. Mestre pela Escola de Comunicação e Artes da USP (2009), foi premiado em mostras e festivais de cinema em Havana, Gramado, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão e Brasília. Obteve premiações também nos Salões de Humor de Porto Alegre, Cintra, Piracicaba, Teheran, Tókio, Teresina, Santos e nas Bienais de Quadrinhos do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Publicou nas revistas Animal, Bundas, Cultura, Dundum, Graffitti, Kid+, Le Monde Diplomatique, Piauí, Ragu, São Paulo, Vip, Veredas, Vida Simples (Brasil), Lápiz Japones, Fierro (Argentina), Etiqueta Negra (Peru), Iparatea e Ojo Clínico (Espanha). Diretor de arte do longa metragem Até que a Sbornia nos Separe (Otto Guerra, 2013), vencedor na categoria Melhor Direção de Arte para filmes nacionais do 41º Festival de Cinema de Gramado.

Oficina de Storyboard
Inscrições: até 13 de  março
Divulgação dos selecionados: 14 de março
Período de aulas: 16, 17 e 18  de março, das 19h às 22h
Total: 9 horas (3 aulas)
Professor: Emerson Rodrigues
Vagas por turma: 15
Valor: Gratuito
Pré-requisito: apresentação  de currículo e/ou portfólio
Conteúdo: Conceitos básicos de linguagem cinematográfica. Criando o storyboard: desenho, composição, staging dos personagens, decupagem da câmera, atuação e continuidade. Desenvolvimento do Animatic: análise de ritmo, intenção e drama.

Emerson Rodrigues é responsável por projetos em animação desenvolvidos para Nike, Mcʼ Donaldʼs, MTV, VH1, Red Bull, WWF, Coca-cola; é professor da Escola Goiana de Desenho Animado desde 2013 e trabalha há mais de 10 anos com direção de animação. Formado em Design Industrial na UnB – Universidade de Brasília, participou de especializações na Concept Design Academy (California) e na renomada escola de animação francesa Gobelins, L’école de I’image. Está entre os cinco brasileiros selecionados para o projeto SEA – Concept Development Master Class, que reuniu novos talentos da animação mundial em 2014 , na Dinamarca, sede do The Animation Workshop. Atualmente, é co-diretor da animação A Noiva do Coelhinho, com lançamento previsto para 2015.

Sobre o Dia Internacional da Animação (DIA)
O DIA foi idealizado pela primeira vez pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA), em 2002, inspirado na primeira exibição pública de imagens animadas do mundo, em Paris, no dia 28 de outubro de 1892, quando foi inaugurado, por Émile Reynaud, o teatro óptico no Museu Grevin. O DIA está em sua 13a edição e é realizado em mais de trinta países. No Brasil, foi adotado pela Associação Brasileira de Cinema (ABCA). Em Goiás está em sua 8ª edição.

Sobre a Escola Goiana de Desenho Animado
A Escola Goiana de Desenho Animado é um projeto de formação criado em 2009 com a intenção de contornar a carência de profissionais existentes no Estado e divulgar o processo produtivo da animação, enquanto atividade artística e profissional, aos jovens desenhistas que buscam caminhos no mercado de trabalho.


Guazzelli participa de bate-papo na livraria Fnac e ministra a
oficina de direção de arte na Escola Goiana de Desenho Animado.

O animador Emerson Rodrigues é o professor
da oficina de storyboard para animação

Nenhum comentário:

Postar um comentário