terça-feira, 2 de julho de 2024

ANIMAÇÕES SELECIONADAS PARA A MOSTRA REGIONAL

Os curadores do Dia Internacional da Animação de Goiânia têm a alegria de anunciar a seleção de filmes para a Mostra Regional desta edição. A programação inclui curtas-metragens inéditos ou realizados entre 2023 e 2024, oferecendo um panorama vibrante e atual da produção local. Os temas e estilos dos filmes são diversos: desde animação tradicional e aquarela, passando por experimentações com recortes analógicos e digitais, até adaptações de livros infantis, sustentabilidade e a corrida pelo ouro no interior do Brasil do século XVIII.

Desde 2007, o DIA Goiânia tem proporcionado ao público a oportunidade de se conectar com a produção local, nacional e internacional, promovendo encontros e debates entre realizadores. A Mostra Regional será exibida no dia 26 de julho, às 19h, seguida de um bate-papo com os diretores dos filmes. O evento, que terá entrada gratuita, acontecerá no espaço Coletivo Centopeia, localizado na Avenida Cora Coralina, 140, Setor Sul (Praça Wilton Valente Chaves).


Participe deste evento único e prestigie a animação regional!


Programação Mostra Regional (10 anos):

O Balão de Ercília. Dir.: Ana Maria Cordeiro.
Duração: 10min 20seg
Ano: 2024



O Balão de Ercília, da escritora e roteirista Ana Maria Cordeiro, é uma adaptação do livro infantil homônimo da autora.Trata-se da história de uma menina estudiosa e carinhosa, que vive em harmonia com sua família; mas se recusa a comer, vai ficando tão magra que é levada por um balão.


Vellozia. Dir.: Pedro de Castro Guimarães.
Duração: 13 min
Ano: 2023

  

Inspirado na história de Giselle Lopes Moreira e Vinícius Santos Lima, a história é protagonizada por uma menina negra com poderes mágicos, Vellozia, acompanhada por seus amigos Ana e Miro. Eles enfrentam desafios relacionados às consequências do aquecimento global e por meio da observação e aprendizado com a natureza, desenvolvem tecnologias para resolver problemas ambientais e compartilhar ensinamentos com os adultos, destacando a importância da conservação.


O Menino que Sonhava Bola e Bolava Sonhos. Dir.: Myrna de Fátima e Ricardo Edilberto
Duração: 10min
Ano 2024



Uma aventura onírica sobre os conflitos entre o menino e sua bola de futebol. Com todos os desenhos feitos à mão, em papel com lápis de cor seco e aquarelável, o filme é um conjunto de obras de arte em movimento.


Experimentos Desroteirizados
. Dir.: André Dantas
Duração: 1 min e 20 seg
Ano: 2024



Curta animado de stop motion de recortes resultado da oficina Técnicas Experimentais e Novas Linguagens em Animação realizado na Escola Goiana de Animação numa tarde de domingo bem da hora.


Primeiro Pedaço. Dir.: Ana Clara Costa Dias
Duração: 1 min
Ano: 2024


Diário em recortes animados com pedaços de memórias da infância. Resultado da oficina Técnicas Experimentais e Novas Linguagens em Animação, realizada na Escola Goiana de Animação com orientação de Diego Akel.


O Vértice do Labirinto. Dir.: Lupe Calinas
Duração: 4 min e 40 seg
Ano: 2024



O Vértice do Labirinto, inicialmente concebido como trabalho de conclusão para o curso de Direção de Arte (UFG), realizado por Caio Santos Magalhães (Lupe Calinas), apresenta um episódio psíquico com personagens inspirados pelo tarô, que habitam um labirinto abstrato.


Balada para Raposo Tenório. Dir.: Samuel Peregrino e Rildo Farias de Sousa
Duração: 16 minutos
Ano: 2024



Em uma antiga capitania de Goiás no século 18, período das corridas e buscas pelo ouro no interior do Brasil, Raposo Tenório, um velho faiscador enfrenta as consequências da febre que contaminava a mente e os corações daqueles que buscavam por estas riquezas.













Nenhum comentário:

Postar um comentário